20/10/2019

Ações e projetos ajudam no combate a violência contra a mulher em Jaguariúna

Ações visam ajudar e acolher as mulheres jaguariunenses

Da redação

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio de suas diversas secretarias, da Polícia Municipal e com o apoio da delegacia de Polícia Civil, criou diversos projetos e ações que visam ajudar no combate a violência contra a mulher na cidade. “ A prefeitura de Jaguariúna destaca que na cidade, as mulheres têm apoio a todo momento. Aqui temos mecanismos que garantem a agilidade nas ações de combate a esse tipo de crime”, diz a prefeitura por meio de nota.

Patrulha Maria da Penha

Uma das ações existentes em Jaguariúna, é a Ação Patrulha Maria da Penha por meio do programa Anjo da Guarda da Mulher que foi sancionada pelo prefeito Gustavo Reis.

Segundo a prefeitura, nesse projeto, a Polícia Municipal e as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social atuam em parceria para monitorar o cumprimento das medidas protetivas de urgência às mulheres determinadas pelo Poder Judiciário. Entre as medidas adotadas estão o acolhimento da mulher que é vítima de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

A GM Roberta de Azevedo Irineu Acorsi, que faz parte da equipe, destaca outras ações. “Também fazemos diversas palestras em escolas, empresas para orientar as mulheres sobre como pedir ajuda caso necessário. Essas ações fazem a mulher se sentir mais acolhida”, diz a agente.

Espaço de Serviço de Proteção à Mulher

Outro espaço existente em Jaguariúna que garante proteção às mulheres na cidade, é o Serviço de Proteção à Mulher que é prestado pela delegacia de polícia de Jaguariúna. Com ele, as mulheres possuem uma sala reservada de atendimento às vítimas. Assim elas têm a privacidade e a segurança garantidas.

Atualmente 45 mulheres estão sob medidas protetivas aprovadas pelo Poder Judiciário, segundo um levantamento feito pela Guarda Municipal de Jaguariúna.

Aulas de defesa pessoal

Além dessas ações que garantem proteção à mulher, Jaguariúna também um projeto que ajudam a mulher a se defender. São aulas de defesa pessoal ministradas pelo GM Fabrício Nunes, que faz parte da Ação Patrulha Maria da Penha. “ A mulher precisa saber se defender”, frisa o agente.

Pensando nisso, a Polícia Municipal criou o projeto chamado Policial Amigo onde o GM Fabrício dá aulas gratuitamente de jiu jitsu duas vezes por semana na cidade.

“A gente tem bastante exemplo de mulheres que conseguiram se defender com golpes de luta. Faz muita diferença a mulher se conhecer mais. Ela não fica tão vulnerável. O jiu jitsu serve como método de defesa pessoal e também ajuda no equilíbrio emocional”, relata o agente Nunes.

As aulas são gratuitas e abertas a população:

Confira os locais e horários das aulas de jiu jitsu

Terças-feiras: às 19h no Parque Santa Maria.

Sábados: às 10h na escola municipal Julia Calhau

Às 17h no Parque Santa Maria

Apesar de todas essas medidas e ações, a violência contra a mulher é algo que acontecem com frequência e a mulher que for vítima de violência, podem fazer denúncias pelo telefone 153.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.