28/11/2019

Alunos de escola municipal de Jaguariúna assistem jogos das Paralimpíadas Escolares em São Paulo

Grupo de 30 alunos da E. M. Prefeito Adone Bonetti estiveram prestigiando o evento

Da redação

Um grupo de 30 alunos que cursam o 6º ano na Escola Municipal “Prefeito Adone Bonetti”, localizada no bairro Roseira de Cima, em Jaguariúna, tiveram uma atividade extraclasse em São Paulo essa semana.

 

Sob coordenação do professor de Educação Física Tiago Borgmann os estudantes acompanharam partidas da 13ª edição dos Jogos Paralímpicos Escolares 2019, disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico, que terminaram com o Estado de São Paulo conquistando o título de campeão mais uma vez e se tornando o maior vencedor da competição.

A Paralimpíada Escolar é considerada o maior evento do planeta para atletas com deficiência em idade escolar e reuniu por três dias mais de 1.200 competidores em 12 modalidades. A participação dos alunos da Escola Municipal “Prefeito Adone Bonetti” fez parte do projeto “Esporte Paralímpico na Escola”.

O projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo nas aulas de Educação Física e com apoio da programação da SKY, proporcionado pelo programa Escola+, implantado na rede municipal de ensino pela Prefeitura de Jaguariúna por meio da Secretaria de Educação.

A visita ao Centro de Treinamento Paralímpico na capital paulista, segundo Henrique Corrêa Lima, coordenador pedagógico da escola, foi custeada por Fábio Lopes, funcionário da empresa Sky e um dos voluntários que ajudaram na pintura da quadra da escola, ocorrida este ano.

Para contemplar os objetivos específicos propostos, durante o ano de 2019, em alinhamento com o projeto político-pedagógico das escolas, os alunos do 6º ano das Escolas Municipais “Prefeito Adone Bonetti” e “Dr. Franklin de Toledo Piza Filho” tiveram a oportunidade de vivenciar modalidades paralímpicas experimentando as possibilidades, dificuldades e potencialidades das deficiências, além de debater sobre assuntos relacionados ao movimento paralímpico, com inclusão, aceitação, respeito e compreensão das diferenças.

Inicialmente, os alunos vivenciaram os conteúdos dos esportes, como Atletismo, Jogos, Dança, Lutas, Ginástica, Voleibol, Rúgbi, Futebol e Handebol, como compõe o currículo da disciplina de Educação Física. Após desenvolvimento dessas modalidades, foram desenvolvidas as temáticas do das modalidades paralímpicas, como Atletismo Paralímpico, Tênis de Mesa Paralímpico, Bocha paralímpica, Voleibol Sentado, Futebol de 5 e de 7, Goalball e jogos adaptados, através de vivências práticas e teóricas, com textos e utilização da tecnologia televisiva.

Durante as aulas de Educação Física, no decorrer do ano, os alunos tiveram acesso à programação da SKY, proporcionado pelo programa Escola+, sobre a história das Paralimpíadas e movimento paralímpico, os Jogos Paralímpicos e ParapanAmericanos, as modalidades paralímpicas, as Paralimpíadas Escolares, e atletas paralímpicos destaques no cenário nacional e internacional, desenvolvendo a consciência e compreensão a respeito das pessoas com deficiência, valores, respeito pela realização esportiva, e aceitação das diferenças individuais.

Por meio da programação da SKY, os Jogos Parapan-americanos 2019, que aconteceram em Lima, Peru, entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, e tiveram transmissão e acompanhamento por diversos meios de comunicação, principalmente o televisivo através dos canais esportivos e noticiários, foram gravados previamente para posterior utilização em sala da aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Desenvolvimento dos valores do Movimento Paralímpico como respeito pela realização esportiva e aceitação das diferenças individuais;

– Criação de consciência e compreensão a respeito das pessoas com deficiência;

– Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações;

– Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade;

– Utilização das tecnologias nas aulas de Educação Física;

– Educar, informar, integrar e entreter através das tecnologias e do esporte;

– Vivência de modalidades paralímpicas;

– Conhecer um centro de treinamento esportivo paralímpico brasileiro.

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