20/08/2019

Beneficiários do Bolsa Família de Jaguariúna participam de palestra no CRAS

Objetivo do encontro foi manter as pessoas informadas de seus direitos

Da redação

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cruzeiro do Sul, em Jaguariúna, reuniu esta semana, pais e responsáveis por famílias que recebem benefícios do Governo Federal para conversar sobre as Condicionalidades do Programa Bolsa Família. O objetivo do encontro foi manter as pessoas informadas de seus direitos, para que não percam prazos e continuem a receber regularmente os benefícios sociais aos quais têm direito.

A reunião foi conduzida pelo psicólogo Lucas Manhas e a assistente social Leidiane Morais, tendo como tema “A importância em dizer não para os filhos”, assunto de extrema relevância nos dias atuais. A conversa considerou relatos já apresentados pelos responsáveis e abordou, também, a dificuldade em aplicar regras e limites aos filhos.

Além disso, Lucas Manhas destacou a importância de os filhos perceberem que os pais ou responsáveis têm grande interesse em relação à sua vida escolar e as experiências que vivem no dia-a-dia, pois isso faz com que se sintam valorizados. “É desta maneira que crianças e adolescentes podem se desenvolver com segurança, melhorando sua autoestima”, aconselha o psicólogo.

Segundo ele, demonstrar interesse nas questões escolares dos filhos é parte fundamental do processo de aprendizagem e da elaboração social dos mesmos. O encontro foi considerado de grande valia para a direção do CRAS Cruzeiro do Sul, pois serviu para ouvir os responsáveis pelas famílias, trocar ideias e sugestões com eles e, de forma conjunta, criar um grupo psicossocial para encontros quinzenais, onde serão tratados temas pertinentes ao relacionamento familiar.

Conforme a assistente social Leidiane Morais, um dos principais objetivos dessas reuniões de rotina é alertar as famílias de que o não cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família prevê efeitos que vão desde advertência aos beneficiários até o bloqueio ou suspensão do benefício fornecido. As reuniões acontecem a cada dois meses (são bimestrais) nos CRAS Cruzeiro do Sul, no CRAS Nassif e no Centro, sempre com um tema novo nas abordagens.

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.