26/05/2020

Câmaras de vereadores da RMC discutem ações de enfrentamento ao coronavírus

Reunião do Parlamento RMC foi realizada remotamente e contou com 11 presidentes das Casas de Leis

Da redação

Os presidentes das Câmaras de Vereadores de 11 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) se reuniram na manhã do último dia 22, para discutir ações conjuntas de enfrentamento do coronavírus. O legislativo de Jaguariúna foi representado pelo seu presidente, vereador Walter Tozzi (MDB).

A reunião foi realizada por videoconferência, em ambiente virtual, a partir da Câmara Municipal de Campinas. O presidente do Parlamento RMC e da Câmara de Indaiatuba, Hélio Ribeiro, presidiu a sessão, recepcionado pelo presidente da Câmara de Campinas, Marcos Bernardelli.

Durante o encontro transmitido ao vivo, os vereadores expuseram medidas administrativas, legislativas e de articulação política que foram realizadas desde o início do avanço da doença.

Walter Tozzi, presidente da Câmara de Jaguariúna

As Câmaras adotaram sistemas de atendimento remoto, que garantiram os serviços públicos sem por risco, a saúde da população e dos servidores. Parte dos plenários optou ainda por sessões ordinárias virtuais, que asseguraram a aprovação de projetos importantes mesmo diante das orientações de distanciamento social.

A devolução de parte do duodécimo para as prefeituras, o empréstimo de veículos para as secretarias de saúde e a elaboração de projetos de lei, indicações, requerimentos e moções que buscam amenizar os danos à saúde e à economia também foram expostos.

Além dos chefes dos Legislativos de Indaiatuba e Campinas, participaram do encontro os presidentes de Vinhedo, Edu Gelmi, Itatiba, Ailton Fumachi, Santo Antônio de Posse, Ednei Rodrigues Silva, Valinhos, Dalva Berto, Santa Bárbara D´Oeste, Felipe Sanches, Cosmópolis, Élcio Amâncio, Morungaba, Luís Carlos de Lima, Sumaré, Willian Souza e Jaguariúna, Walter Luís Tozzi de Camargo, além do vice-presidente da Câmara de Hortolândia, Jhon Lenon, e dos vereadores de Campinas, Jorge da Farmácia e Paulo Haddad.

“Foi uma reunião muito produtiva, em que pudemos perceber as demandas específicas de cidades com realidades tão diferentes, mas que, cada uma a seu modo, vêm enfrentando esta doença de maneira madura e colaborativa”, avaliou Hélio Ribeiro.

Entre as ações conjuntas, foi proposto o envio de um pedido ao governo do Estado, sugerindo que as políticas de enfrentamento possam levar em conta as particularidades de cada cidade. A criação de um Observatório Metropolitano, com estatísticas atualizadas das 21 cidades da RMC, também foi aventada.

Ao final, o grupo sinalizou para a realização de encontros periódicos, a cada dez dias, para avaliar a evolução das políticas públicas voltadas à prevenção do covid-19.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.