01/11/2019

Cemitério de Jaguariúna deve receber cerca de 3 mil pessoas no Dia de Finados

Visitantes serão orientados sobre como manter os vasos com flores sem que acumulem água

Wagner Luan

O Cemitério Municipal de Jaguariúna espera receber cerca de 3 mil pessoas neste sábado (02), Dia de Finados para as tradicionais visitas aos túmulos de familiares, parentes e amigos.

Durante todo o dia, equipes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde devem fazem vistorias nas sepulturas e orientar o público presente sobre como manter os vasos com flores sem que acumulem água (combate à dengue).

“Para isso, recomendam que se coloque areia nos recipientes (pratinhos) ou mantenham os vasos furados, para que não retenham água, a fim de evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya”, diz a Prefeitura por meio de nota.

O local estará aberto durante todo o dia para atender a grande demanda.

A história do Dia de Finados

Para entendermos o Dia de Finados primeiro precisamos saber que seu outro nome também é Dia dos Fiéis Defuntos, que remete às tradições do início do cristianismo, sendo encontrados registros à partir do século II, quando em antigas tumbas e lápides podiam se encontrar grafismos com orações para aqueles que estavam enterrados.

No século V foi separado um dia para orar pelos mortos que não eram mais lembrados e ninguém mais rezava. Mas foi no Século XI durante o pontificado do Papa Leão IX que foi criado um dia onde todos os fiéis deveriam orar aos finados.

A data de 2 de novembro seria estabelecida durante o século XIII, pois é logo após o dia de todos os santos. Como no Dia de Todos os Santos oramos por aqueles Santos que não foram lembrados ao longo do ano, no Dia de Finados oramos pelos que morreram e não são lembrados durante todo o ano.

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.