04/10/2022

Censo do IBGE já visitou 24 mil pessoas em Jaguariúna

O número de recenseados corresponde a 40% da população do município

Foto: Ivair Oliveira

Da redação

Cerca de 24 mil pessoas já foram recenseadas em Jaguariúna até o último dia 27 de setembro, segundo balanço divulgado pela coordenadoria do Censo Demográfico 2022 na cidade. O número corresponde a aproximadamente 40% da população do município.

Segundo Rubens Pires de Camargo, coordenador do Censo em Jaguariúna, foram visitados até a data do balanço 12.765 domicílios em 28 setores, de um total de 109. Um total de 2.910 domicílios estavam fechados e, portanto, os moradores não puderam ser recenseados.

Camargo ressalta que os trabalhos seguem dentro da expectativa, mas as residências fechadas e a recusa de muitos moradores em responder ao questionário do Censo, além da dificuldade de acesso a algumas localidades, são as principais dificuldades encontradas que contribuem para um prazo maior para a conclusão da coleta de informações.

A Lei Federal nº 5.534/1968 prevê a obrigatoriedade na prestação das informações estatísticas colhidas para o Censo 2022 e que vão servir de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos da União. O infrator está sujeito a multa.

O Censo Demográfico de 2022 é realizado e coordenado pelo IBGE, órgão federal vinculado ao Ministério da Economia e responsável por organizar a consulta, que ocorreu pela última vez no País em 2010. Os recenseadores atuam uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Jaguariunense sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.