02/06/2020

Comércio de Jaguariúna inicia retomada gradual

Comerciante deve preencher um plano operacional e seguir uma série de medidas de saúde e sanitárias

Da redação

A cidade de Jaguariúna iniciou nessa segunda-feira (01), a retomada gradual das atividades do comércio. A cidade está fase 2, do Plano São Paulo, assim como a Região Metropolitana de Campinas (RMC), que permite a abertura de alguns comércios, não listados como essenciais.

Essa autorização consta no decreto publicado pela prefeitura que libera a retomada das atividades presenciais de “comércios em geral, incluídas as galerias comerciais, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias”, de forma gradual e responsável, a partir desta segunda-feira, 1º de junho.

Regras

Em live na tarde de domingo (31), o prefeito da cidade Gustavo Reis (MDB) informou que esse três novos setores vão precisar de autorização da Vigilância Sanitária e  preencher um formulário que está disponível no site da Prefeitura.

Entre as principais regras estão:  o envio eletrônico do plano operacional, devidamente preenchido, à Secretaria de Saúde e o cumprimento obrigatório das medidas sanitárias estabelecidas no decreto. Esses documentos podem ser baixados no link: https://jaguariuna.sp.gov.br/coronavirus/.

O Plano Operacional deverá conter as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus e deverá ser enviado eletronicamente pelo e-mail [email protected], habilitando a empresa a implantar as medidas sanitárias previstas no plano e iniciar o funcionamento de maneira segura e consciente, enquanto o plano é analisado e homologado, expressa ou tacitamente, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Horário de funcionamento

Esses comércio poderão funcionar das 10h às 16h e atender apenas uma pessoa a cada quatro metros quadrados. Cada comércio pode adequar seu expediente em seis horas diárias.

Conforme o prefeito, o comerciante terá que verificar diariamente o estado de saúde dos funcionários e se algum colaborador apresentar sintomas de coronavírus, ele deve avisar imediatamente a vigilância sanitária e pedir que o mesmo volte para casa.

Também deve disponibilizar máscaras para os colaboradores e impedir a entrada de clientes sem máscaras. Deve estar disponível também álcool em gel para o uso e limpeza e cartazes com orientações.

Lotação e cuidados

Os estabelecimentos também deverão observar o teto de ocupação do local de acordo com as normas de distanciamento permitido, bem como no interior de cada estabelecimento, afixando cartazes na entrada do comércio, assim como em locais estratégicos, com o objetivo de evitar aglomerações.

Também devem: reorganizar as posições das mesas ou estações de trabalho para atender a distância mínima entre pessoas, marcando a posição de cada trabalhador no chão no caso de trabalhos em pé, e adotar sistemas de escalas, de revezamento de turnos e de alterações de jornadas de trabalho, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores.

As imobiliárias e concessionárias de veículos também têm regras específicas a serem observadas, sobretudo quanto aos cuidados no contato presencial com clientes e no controle do fluxo de pessoas no interior dos estabelecimentos.

O comerciante terá que verificar diariamente o estado de saúde dos funcionários e se algum colaborador apresentar sintomas de coronavírus, ele deve avisar imediatamente a vigilância sanitária.Também deve disponibilizar máscaras para os colaboradores e impedir a entrada de clientes sem máscaras. Deve estar disponível também álcool em gel para o uso e limpeza e cartazes com orientações.

Fiscalização

A fiscalização dos estabelecimentos será feita pelas equipes de fiscalização e de segurança pública do Município. As infrações às regras previstas no decreto municipal implicarão na abertura de processos administrativo-sanitários contra os estabelecimentos infratores.

Ainda segundo o decreto, todas as novas medidas poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.

A população também pode contribuir com denúncias de possíveis irregularidades (aglomerações, eventos não permitidos, funcionamento inseguro de comércios, etc.), através do e-mail [email protected].

“Não é o momento de relaxar, achar que o vírus passou. Ainda estão proibidas aglomerações, reuniões, a livre circulação de pessoas, que eventualmente podem ficar em casa. É o momento de a gente ter a responsabilidade de fazer as coisas graduais.  Até o próximo dia 15 vamos ser avaliados para ver se podemos passar para a fase três ou não”, frisou Reis.

Foto: Ivair Oliveira (PMJ)

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.