18/01/2022

Conselho da RMC decide suspender carnavais particulares de Jaguariúna

Em reunião em Cosmópolis, prefeitos decidiram por não realizar carnaval de forma oficial


Da redação

Na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC) desta segunda-feira (17), os prefeitos decidiram suspender todos os eventos de Carnaval, inclusive em clubes e outros locais privados. O Conselho já havia deliberado contra a realização do Carnaval oficial e agora amplia a restrição devido a disseminação da variante ômicron do coronavírus e dos casos de Influenza, que estão sobrecarregando novamente os hospitais da região.

Além disso, foi aprovada a discussão, pela Câmara Temática de Saúde da RMC, de um protocolo conjunto para a adoção do atestado sanitário digital em todos os 20 municípios da região metropolitana, nos mesmos moldes do já implementado pelo município de Campinas.

A medida possibilita a emissão dos atestados sanitários pela internet, evitando que as pessoas com sintomas de síndromes gripais se desloquem até uma unidade de saúde para pegar o atestado. Outra sugestão é orientar a população sobre como agir em caso de sintomas.

“São medidas conjuntas necessárias nesse momento em que as cidades registram uma verdadeira explosão de casos de Covid e de gripes”, disse o prefeito e presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis.
Também foi aprovado pelos prefeitos o projeto do Centro de Operações em Emergências (COE) da Defesa Civil, que prevê a criação de 20 salas de coordenação para discussão de políticas públicas voltadas para e redução de riscos de desastres e apoio a situações de crises.

CONSELHO
O Conselho de Desenvolvimento da RMC é um órgão deliberativo, que trata de reivindicações e projetos conjuntos dos municípios, além de convênios e da utilização de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC). O fundo é formado pelas anualidades pagas pelas próprias prefeituras e tem na Agemcamp (Agência Metropolitana) o braço executivo para implementar políticas e ações.
A RMC é composta por 20 municípios, é a segunda maior do Estado e a quinta maior do país, com um PIB de quase R$ 200 bilhões.

Imagens: Ivair Oliveira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariúnense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.