30/10/2019

Enfermeira jaguariunense fala sobre sua luta contra o câncer de mama

Renata descobriu a doença em 2016 em um exame de rotina

Wagner Luan

O mês de outubro é marcado pela campanha “Outubro Rosa”, que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em meio a esta campanha, o Portal Jaguariunsese conversou com a enfermeira Renata Miranda, de 50 anos que trata um câncer de mama. Nesta entrevista, ela fala sobre o impacto da notícia, o apoio da família e como está atualmente.

Renata conta que descobriu a doença em um exame de rotina. “Descobri o câncer em novembro de 2016 em uma mamografia de rotina que foi confirmado com biópsia. Durante o período da espera do resultado confirmatório, muitas coisas passavam pela minha cabeça e o que nós pensamos é que o câncer é sentença de morte que não teremos mais tempo para realizar os nossos sonhos e isso é apavorante”, relembra ela.

“Fiz quadrantectomia em janeiro de 2017 (retirada do tumor e uma margem de segurança) e graças ao nódulo ser menor que 2 cm precisei fazer apenas 4 ciclos de quimioterapia vermelha a cada 21 dias e radioterapias”, completa.

Ela fala da importância do apoio dos familiares e amigos. “O apoio dos amigos e da família foi muito importante. Meu esposo e filhos me apoiaram desde o diagnóstico até o final do tratamento, minha família foi meu suporte, meu porto seguro, rimos juntos, choramos juntos. As vezes quando pensava em desistir, pensava no quanto eles me amavam e encontrava forças para continuar”, destaca ela.

Renata se diz curada e hoje trabalha com mulheres que também tem câncer. “Atualmente estou ótima tanto fisicamente como no psicológico. Faço acompanhamento de rotina. Voltei a trabalhar e amo meu trabalho, estou trabalhando com mulheres que estão passando por casos semelhantes ao meu e minha experiência tem ajudado muito a dar o apoio que elas necessitam”, frisa a enfermeira.

Para Renata, o câncer a ajudou a enxergar a vida de uma outra maneira. “O câncer me fez perceber que os sonhos não devem ser adiados, me deu a oportunidade de conhecer mulheres incríveis, criamos um grupo de apoio no whatsApp no qual ajudamos mulheres que estão recebendo o diagnóstico a passar por esse momento com nossas experiências”.

Por fim, ela deixa uma mensagem para mulheres que lutam contra o câncer de mama.

“Você não está sozinha nessa caminhada. Há uma rede de apoio enorme nas redes sociais, mulheres passando pelo mesmo problema que você e saber disso faz uma diferença enorme no tratamento. Que tudo passa, por mais clichê que isso possa ser, a vida volta para seu trilho normal. Não tenha medo do diagnóstico, faça auto exame faça mamografia. O diagnóstico precoce cura!!!

Tenho aprendido que não se trata de lutar contra o câncer, mas lutar por você mesma. Não é sobre vencer o câncer é sobre ganhar a si mesma. Tenha uma alimentação saudável, faça exercícios mas acima de tudo se ame e se cuide, pois você é única e insubstituível para aqueles que te amam”, finaliza.

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.