08/03/2020

Entrevista especial: vereadora Cássia Murer Montagner

Vice-presidente da Câmara de Jaguariúna fala sobre o papel da mulher na política

Wagner Luan

Neste domingo 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Portal Jaguariunense conversou com a vice-presidente da Câmara de Jaguariúna, vereadora Cássia Murer Montagner (MDB). Na entrevista, a parlamentar fala sobre como iniciou o trabalho na política, os cargos que ocupou e o papel da mulher na política.

Cássia tem 53 anos, é casada e tem dois filhos. Ela é professora de formação e já foi secretária de Educação da cidade. “Bom, a minha vida pessoal é parecida com a profissional. Procuro ter princípios e respeito pelas pessoas. No, mais, gosto muito da companhia da minha família”, iniciou a parlamentar.

Ela conta que desde os tempos da escola, gostava de política. “Sempre gostei de política, desde criança. Na escola participei do Grêmio estudantil. Depois, ainda adolescente, comecei a militar em partido político. Disputei minha primeira eleição para vereadora em 2000, mas não fui eleita, embora tenha ficado entre as mais votadas. Foi questão de legenda. Depois disso, fui Secretária de Educação e candidata a vice prefeita e a deputada. Em 2016, fui eleita vereadora”, lembra ela.

Antes de ser eleita vereadora, Cássia assumiu a pasta da Educação da cidade. “Ser Secretária de Educação foi uma experiência muito boa. Pude realizar, junto com uma equipe maravilhosa, grandes coisas para a Educação de Jaguariúna. O prefeito, Gustavo Reis, não media esforços e acreditava nas nossas ideias. Dessa forma, colocamos a Educação de Jaguariúna como a melhor da região e uma das melhores do Brasil”, afirma a vereadora.

Cássia conta que sempre teve vontade de ser vereadora. “Acreditava que podia contribuir com minha cidade. E, a experiência tem sido positiva”, menciona ela. “Desde que começou o meu mandato, me coloquei à disposição para o que a Câmara precisasse. No primeiro biênio, fui Secretária da mesa e no segundo, vice presidente”, completou a parlamentar.

Apesar de ser um cargo de expectativa, o de vice-presidente da Câmara, a vereadora relata que nas vezes que precisou assumir a presidência da Casa, cumpriu a missão. “Como eu disse, estou sempre à disposição. Então, assumi o cargo de presidente da Câmara, sempre por períodos muito curtos, mas acredito ter cumprido minha obrigação”, conta.

Na entrevista, Cássia diz que falta representatividade feminina no legislativo. “Sim, acho que falta. Se, nós mulheres somos cerca de metade da população, então temos que ter um número equivalente na Câmara”, afirma.

A Câmara de Jaguariúna possui três vereadoras: Cássia Murer Montagner, Inalda Cabelereira e Tais da Água.

“As mulheres, historicamente, foram discriminadas na política e em muitas outras áreas. Só com muita luta essas lacunas tem diminuído. Mas, ainda há um grande espaço para ser conquistado”, complementou Cássia.

Por fim, ela deixou uma mensagem a todas as mulheres. “Gostaria de parabenizar todas  as mulheres e dizer que elas continuem tendo ânimo para continuarem a luta. Vai valer a pena!”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.