17/04/2023

Escolas de Jaguariúna terão detectores de metais, mais câmeras e botão do pânico

São no total 35 unidades de ensino municipais

A Prefeitura de Jaguariúna irá adotar a inspeção com detectores de metais portáteis nas entradas das escolas municipais. Além disso, a Administração também irá instalar mais câmeras de monitoramento nas unidades de ensino. São no total 35 unidades de ensino municipais.

As medidas foram anunciadas nesta semana pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e pela secretária municipal de Educação, Cristina Catão. Segundo a secretária, serão comprados 126 detectores de metais portáteis.

Essas medidas se somam a outras ações que já foram adotadas, como a criação de um “botão do pânico” nas escolas por meio do aplicativo “CCC Jaguariúna”, a contratação de mais 25 guardas municipais, a implantação da “atividade delegada” para ampliar o apoio da Polícia Militar no município e a adoção de treinamento de defesa pessoal para professores e demais funcionários das escolas.

“Queremos garantir a integridade física dos nossos alunos, professores e demais funcionários das escolas. Por isso não hesitamos em reunir todas as forças policiais, secretarias e a comunidade escolar para enfrentarmos essa situação de pânico provocada pelos recentes ataques em escolas de São Paulo e Santa Catarina. É assim, com a união de todos, que vamos superar esse momento de preocupação em nossas escolas”, disse o prefeito.

Segundo a secretária Cristina Catão, todos os 1.800 funcionários da rede pública de ensino começarão a passar por curso de capacitação de defesa pessoal já a partir da próxima semana.

As novas medidas foram discutidas ao longo dos últimos dias em reuniões realizadas com os comandos das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, além dos secretários de Segurança Pública, Edgard Mello do Prado Filho, e da Educação, Cristina Catão. Algumas mães de alunos também foram ouvidas e apresentaram sugestões.

A secretária Cristina Catão lembrou ainda que, além das novas ações, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, também firmou uma parceria com o Grupo UniEduk/UniFAJ, num projeto de mapeamento da saúde mental, para capacitar professores da rede pública a identificarem comportamentos anormais ou potencialmente nocivos de alunos ou outras pessoas dentro das escolas.

“Esse é um trabalho muito unificado de parceria. Conseguimos unir todas as forças policiais. Os casos de fake news já estão sendo investigados. É um trabalho muito intenso e que está gerando um resultado muito bom”, disse Cristina Catão.

A secretária também pediu tranquilidade aos pais para que esse período de tensão nas escolas possa ser superado. “Nenhum gestor passou por isso. É um desafio muito grande, mas vamos superar”, completou.

……………………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense 

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Jaguariunense sem prévia autorização por escrito do Portal, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.