27/07/2020

Governo de São Paulo irá alterar critérios para transição de fases do plano estadual

Medida visa facilitar progressões da região

Da redação

O Plano São Paulo terá critérios de classificação de fases alterado, para facilitar progressões da região. As mudanças devem ser anunciadas nesta segunda-feira (27) pelo governador João Doria (PSDB). Uma das principais alterações será o afrouxamento do índice mínimo de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por enquanto, Jaguariúna permanece na fase laranja.

Atualmente, a determinação em vigor prevê taxa de ocupação de leitos de Covid-19 abaixo dos 60% para que uma cidade possa evoluir da fase amarela para a fase verde, na qual mais setores econômicos são autorizados a reabrir. Segundo João Gabbardo, coordenador-executivo do comitê de saúde estadual, esse porcentual deverá ser alterado para 70% ou mais.

A medida é justificada por dois motivos. O primeiro, porque em cidades que o número de contágio está estável, a ocupação de 70% não é tão ameaçadora, pois o número de casos tende a diminuir. O segundo motivo visa atender demandas de pessoas que precisam de atendimento de UTI, mas que não são Covid-19. Assim, com a flexibilização proposta, seria possível deslocar alguns leitos de UTI exclusivos para coronavírus que estão ociosos para atender pacientes com outras doenças.

“Neste momento, com essa redução da necessidade, há possibilidade de que nós tenhamos uma disponibilidade um pouco maior para o atendimento das outras situações que também são necessárias. Essa é a solicitação, é isso que o Centro de Contingência avaliou, e o governador deve anunciar nos próximos dias, talvez anuncie ainda hoje, alguma modificação em relação a essa necessidade do cumprimento da disponibilidade de leitos de UTI”, afirma.

O coordenador reitera dizendo que a chegada à fase azul, também denominada pelo governo de ‘normal controlado’, só será possível com a população imunizada, ou seja, após a garantia da vacina.

Na fase 2 (laranja), na qual Jaguariúna se encontra no momento, podem funcionar concessionárias, escritórios, comércios de rua, além de estabelecimentos já permitidos na fase 1 (vermelha), como postos de gasolina, supermercados, mercados e mercearias, farmácias, agropecuárias, açougues, padarias, restaurantes, instituições financeiras, casa lotérica, distribuidor e revendedoras de água e gás, comércio de alimentos naturais e congêneres, veterinários, petshops, laboratórios de análises clinicas e clínicas de vacinação.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.