29/05/2020

Gustavo fala sobre plano de flexibilização da quarentena em Jaguariúna

Prefeito anunciou que algumas atividades poderão voltar a funcionar a partir de segunda-feira, 1º de junho

Da redação

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB) apresentou na tarde desta quinta-feira (28), um plano de flexibilização da quarentena e consequentemente, a reabertura de alguns serviços que estão fechados.

As novas regras foram apresentadas em um vídeo da rede social do prefeito e são baseadas no Plano São Paulo, elaborado pelo Governo do Estado.  Segundo o prefeito, o plano visa. “ A reabertura gradual das atividades em todo o estado de são Paulo já a partir da próxima segunda-feira. Os índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos nas 17 regiões do estado vão definir os cinco níveis restritivos da retomada produtiva seguindo critérios médicos e epidemiológicos”, explicou Reis.

São cinco cores divididas por fases. Fase 1, cor vermelha; fase 2, cor laranja; fase 3, cor amarela; fase 4, cor verde e fase 5, cor azul.

Jaguariúna está na região de Campinas, que recebeu a classificação laranja. “Jaguariúna está na fase de controle, de atenção para possíveis flexibilização. A cada duas semanas, o governo do estado vai fazer avaliação da situação da região para saber se muda ou não a classificação”.

No vídeo, ele apresentou uma tabela com o que está liberado de acordo com a fase da flexibilização. “Nessa tabela, nós podemos verificar que na fase, 1, que nós estamos vivendo, tem tudo praticamente não liberado. No dia 1º, nós vamos para a fase 2, que temos algumas coisas que serão flexibilizadas”.

O prefeito destacou que a cidade fez investimentos para o combate a doença. “Ressaltamos que aqui nós aumentamos o número de leitos, agora no total temos 94 leitos, no hospital e na UPe de UTI que nós não tínhamos nenhuma, temos seis, isso faz com q    eu nós possamos evoluir ainda mais”, afirmou.

A partir de segunda-feira (01), ficam liberadas algumas atividades, como mostra a imagem abaixo.

Gustavo Reis comentou que a cidade se antecipou ao criar um comitê formado por gestores da saúde e vigilância sanitária, com a presença da Associação Comercial. “Nós nos antecipamos para criar os protocolos. Sentamos, fizemos mais de 10 reuniões com diferentes segmentos do comércio e escabecemos as regras que estão sendo copiladas e vou apresenta-las a vocês, amanhã[sexta-feira]”, prometeu Reis.

Por fim, ele fez um apelo. “Pra gente passar para a fase 3,precisamos continuar usando máscaras, com o isolamento de quem pode continuar em casa. Temos que ter os nossos leitos o mais vazio possível, a nossa UTI mais vazia possível, para que nós possamos, daqui a duas semanas, passar para a fase três. É importante que a gente tenha a consciência de que a pandemia ainda não acabou”, alertou Reis.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.