19/01/2021

Gustavo Reis é eleito vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Eleição aconteceu na manhã desta terça-feira,19

Da redação

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, foi eleito vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), ao lado do prefeito de Hortolândia, que foi eleito o novo presidente do colegiado. Os dois foram escolhidos pelos prefeitos e representantes do Estado que compõem o Conselho da RMC em reunião do colegiado, realizada nesta terça-feira, dia 19 de janeiro, no Hotel Fazenda Duas Marias. O mandato é de um ano, podendo ser renovado por mais um.

O encontro – o primeiro do Conselho neste ano – contou com a presença de 17 dos 20 chefes do Executivo municipal que compõem o colegiado (apenas os prefeitos de Paulínia, Valinhos e Pedreira não compareceram).

Como anfitrião, Gustavo Reis abriu e comandou o evento. Ele agradeceu a “presença maciça dos prefeitos” na primeira reunião do ano e destacou a necessidade de unir forças. “O cidadão metropolitano tem problemas comuns e essa união é fundamental pra gente entender quais são esses problemas, para então fazermos a alocação dos recursos necessários”, disse Gustavo Reis. “Uma coisa é ir a Brasília só como Jaguariúna, outra coisa é ir como Região Metropolitana de Campinas”, reforçou o prefeito.

“O papel do presidente é o papel de articulador, de motivador. E eu me disponho a ser o motivador de vocês para que tenha uma região metropolitana bem articulada, com presença forte para negociação com o governo do Estado e com o governo federal”, disse Perugini. “Temos que conquistar recursos efetivos e ter uma relação mais proativa com o Governo do Estado. É isso que eu e o Gustavo Reis estamos nos propondo”, completou.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, que também participou da reunião, destacou a importância de articulação dos prefeitos no âmbito regional.

O Conselho de Desenvolvimento é deliberativo e trata das reivindicações e projetos conjuntos dos municípios, além de convênios e a utilização de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC), formado pelas anualidades pagas pelas próprias prefeituras, e tem na Agemcamp (Agência Metropolitana) seu braço executivo para implementar essas políticas e ações. Os seis membros do Conselho do Fundocamp também foram eleitos na reunião.

Fotos:Ivair Oliveira (PMJ)

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.