10/04/2021

Gustavo Reis faz balanço dos primeiros 100 dias de governo

Ele cumpre seu terceiro mandato à frente da prefeitura de Jaguariúna

Wagner Luan

O dia 15 de novembro de 2020, com certeza ficará para sempre na memória do prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), afinal naquela tarde, ele obteve 49,24% dos votos válidos e conquistou o direito de governar a cidade para mais um mandato. 14.888 eleitores escolheram Reis para um terceiro mandato.

Se 2020 ficou marcado pelo trabalho intenso de combate à pandemia do coronavírus, 2021 promete ser um ano ainda mais trabalhoso para o prefeito.

Tomando posse em 1º de janeiro para o seu 3º mandato, Gustavo Reis completa neste sábado (10), 100 dias desse novo governo.

Nesta entrevista exclusiva ao Portal Jaguariunense, o prefeito faz um balanço desses primeiros dias de governo e projeta os desafios que ainda deve enfrentar.

Confira a entrevista:

Portal Jaguariunense: Gustavo, qual foi o maior desafio que você enfrentou nesses 100 dias de novo mandato?

Gustavo Reis: Sem dúvida, o maior desafio até agora tem sido o combate sem trégua à pandemia de coronavírus em nossa cidade. Nossos profissionais da saúde têm se mostrado incansáveis, depois de mais de um ano de pandemia. Tivemos um início de ano muito difícil e, agora em março, infelizmente houve uma explosão de casos de Covid-19 em todo o Brasil, e em Jaguariúna não foi diferente. Nossas UTIs permanecem sobrecarregadas, mas as medidas de restrição de circulação começaram a fazer efeito e os números já indicam uma tendência de estabilização e até queda nos novos casos e internações. Mas a situação ainda é muito preocupante e desafiadora.

Portal Jaguariunense: Ainda estamos vivendo uma pandemia que vem matando milhares de brasileiros todos os dias, acredita que essa situação acabe ainda este ano?

Gustavo: Acredito que a situação vai melhorar muito até o final do ano, mas para isso precisamos da vacinação em massa. Por isso, tanto como prefeito quanto como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), tenho cobrado o Governo do Estado e o Governo Federal para que acelerem a campanha de vacinação. Só assim vamos conseguir superar a pandemia.

Portal Jaguariunense: Como avalia esses 100 dias de governo?

Gustavo: Foram 100 dias de muito trabalho. Como eu disse, o maior desafio é o enfrentamento à Covid, mas não podemos esquecer das outras áreas da administração municipal. Temos muitos projetos para executar e um plano de metas a ser cumprido, e isso está sendo feito com reuniões semanais com o secretariado. Também temos que pensar na retomada da economia quando superarmos essa fase mais crítica da pandemia. Jaguariúna tem que voltar a crescer, com mais investimentos e mais empregos para a população.

Portal Jaguariunense: Quais conquistas destacaria neste período?

Gustavo :Eu destaco, primeiramente, a conquista na Saúde porque, mesmo com o agravamento da pandemia e com toda a pressão em nossa rede pública, ninguém ficou sem atendimento. Saímos de zero UTI, no ano passado, para 15 leitos de UTI homologados hoje, investimentos na infraestrutura do Hospital Municipal e fomos uma das poucas cidades a manter a Unidade de Campanha em funcionamento. Também destaco a volta da geração de empregos em janeiro e fevereiro, quando conseguimos criar 610 novas vagas formais de trabalho em Jaguariúna, um dos maiores números em toda a RMC. Isso é fruto de nossa política de incentivo a novas empresas e de prioridade para criação de empregos para os jaguariunenses.

Portal Jaguariunense: Como conciliar a saúde e a economia neste momento?

Gustavo: Temos que cuidar das duas coisas ao mesmo tempo, e por isso esse momento é tão desafiador. Entendemos que o fechamento do comércio prejudica muito a economia, e a Prefeitura tem procurado minimizar os impactos nessas atividades prorrogando, mais uma vez, o pagamento de impostos municipais, como o ITPU e o ISS fixo, além das taxas, e ampliado as parcerias com o Banco do Povo para a liberação de recursos para a manutenção do fluxo de caixa dos pequenos empreendedores afetados pela pandemia. Também queremos manter o ritmo da geração de empregos a partir da retomada gradual das atividades.

Portal Jaguariunense: Qual mensagem deixa para a população de Jaguariúna neste momento?

Gustavo: Deixo uma mensagem de otimismo e esperança. O momento é difícil e exige muita dedicação e comprometimento de todos nós. Mas tenho certeza que vamos sair dessa pandemia mais fortes do que entramos. Temos que ter fé em Deus, acreditar na Ciência e fazer a nossa parte.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.