15/03/2021

Jaguariúna entra na fase emergencial do Plano SP a partir desta segunda-feira

Fase prevê a adoção de regras mais rígidas de funcionamento e valem até o próximo dia 30 de março

Da redação

Jaguariúna entra, a partir desta segunda-feira (15), na fase emergencial do Plano São Paulo de medidas contra o coronavírus. As ações, anunciadas nesta quinta-feira (11) pelo governador João Doria, preveem a adoção de regras mais rígidas de funcionamento da fase vermelha da quarentena em todo o Estado e valem até o próximo dia 30 de março. O objetivo é reduzir a circulação do vírus e minimizar a sobrecarga em hospitais de todo o Estado.

Entre as medidas estão a adoção do toque de recolher das 20h às 5h, período em que as pessoas deverão ficar em suas residências, podendo ser abordadas caso sejam flagradas transitando pelas ruas e orientadas a voltar para casa. Atividades religiosas não poderão mais ocorrer presencialmente e os campeonatos esportivos, como jogos de futebol, ficam suspensos.

As escolas da rede estadual ficarão abertas apenas para merenda de alunos carentes e distribuição de materiais de acordo com agendamento prévio. A Secretaria de Estado da Educação também orienta que a mesma medida seja adotada nas escolas municipais e particulares.

Ainda segundo o Governo do Estado, a fase emergencial proíbe a retirada presencial de produtos em restaurantes e lanchonetes e o atendimento presencial em lojas de material de construção – o que hoje é permitido, mesmo na fase vermelha. Lojas e restaurantes só poderão fazer entregas pelo sistema em que o consumidor recebe o produto dentro de seu veículo (drive-thru), entre 5h e 20h, ou por serviços de entrega na residência (delivery) por telefone ou aplicativo de internet. Não haverá nenhuma restrição ao funcionamento de supermercados.

O período mais rígido de restrições também veta celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas em grupo. O teletrabalho será obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais. A imposição vale tanto para órgãos públicos como escritórios particulares e serviços de call center. Segundo o Estado, todas as medidas da fase emergencial visam reduzir a circulação de ao menos 4 milhões de pessoas por meio das restrições adicionais.

Confira o que muda na fase emergencial

– Atividades religiosas como missas e cultos não poderão mais ocorrer presencialmente
– Campeonatos esportivos, como jogos de futebol, ficam suspensos
– Escolas da rede estadual ficarão abertas apenas para oferta de merenda. Rede privada poderá atender alunos de pais que precisam trabalhar fora, com limite de 35% da capacidade
– Lojas de material de construção não poderão abrir
– Teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais (setores público e privado)
– Estabelecimentos não poderão operar com serviço de retirada presencial, apenas delivery

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.