Jaguariúna ganha castramóvel para controle de população de cães e gatos
Nova unidade deverá dobrar a capacidade de realização de castrações no município. Todos os serviços são gratuitos
Da redação
A saúde animal em Jaguariúna agora conta com um grande reforço sobre rodas. O Castramóvel, veículo equipado para atendimento clínico de animais, acaba de chegar à cidade. Adquirida pela Prefeitura, por meio de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Baleia Rossi, a nova unidade deverá dobrar a capacidade de realização de castrações no município, sendo uma ferramenta importante no controle reprodutivo de cães e gatos. Todos os serviços são gratuitos.
Segundo a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o equipamento é único na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e conta com salas pré-cirúrgica e pós-cirúrgica, sala de paramentação, ar-condicionado e banheiro, além de frigobar para acondicionar medicamentos, gaiolas para recuperação dos animais, aparelho inalatório e monitor.
“A ideia do Castramóvel é que a gente possa levar a castração de animais para outros pontos da cidade. Em vez de a população ter que sair de seus bairros, nós vamos até as pessoas. É uma conquista muito importante para o município”, disse a secretária.
Inicialmente, enquanto durar a quarentena do novo coronavírus, o Castramóvel permanecerá com atendimento ao lado do Posto Médico Veterinário Municipal – que também teve os serviços ampliados –, localizado na rua Maurício Silva, s/ número, no bairro Roseira de Baixo. Depois, a unidade irá visitar os principais bairros da cidade, com atendimento ambulante.
Segundo o chefe do Posto Veterinário de Jaguariúna, José Eduardo Chaib de Moraes, com o Castramóvel, o número de castrações vai passar de seis para 12 por dia durante o período de quarentena da Covid-19, em que há restrições devido ao isolamento social. “Mas depois da pandemia vamos poder fazer 50 castrações por dia”, disse Moraes.
CIDADE AMIGA DOS ANIMAIS
O bem-estar animal é uma marca de Jaguariúna. Em 2019, a cidade concorreu com mais de 100 municípios da América Latina e 94 brasileiros que se inscreveram no concurso Cidade Amiga dos Animais, organizado pela World Animal Protection (WAP). Jaguariúna ficou em 15º lugar na classificação nacional.
…………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.