25/07/2020

Jaguariúna não terá identificação biométrica nas eleições municipais

Medida foi tomada pelo TSE para evitar risco de contágio por Covid-19

Da redação

Eleitores de Jaguariúna não irão utilizar a identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais de 2020. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, decidiu excluir, tendo em vista o risco de contágio por Covid-19. O município estava entre o que utilizariam o método de forma obrigatória.

Na decisão do ministro do TSE, os fatores que pesaram para a decisão foram dois. O primeiro foi a impossibilidade de higienização com frequência, e o segundo, foi constatado que o uso da tecnologia da biometria nas eleições provocou aumento das filas, ou seja, iria favorecer aglomerações, já que o processo é mais demorado que a assinatura do eleitor na lista de presença.

Pandemia nas eleições

Além do cancelamento da identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais de 2020, outras medidas foram tomadas devido à pandemia. Entre elas, o TSE suspendeu o cancelamento de 2,5 milhões de títulos eleitorais.

Outra novidade foi a promulgação pelo Congresso Nacional do adiamento do primeiro turno das eleições de 4 outubro para 15 de novembro. O município de Jaguariúna não terá segundo turno, que em localidades com mais de 200 mil eleitores, foi adiado de 29 de outubro para 29 de novembro.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.