11/06/2020

Jaguariúna recebe cinco novos respiradores para tratamento da Covid-19

Aparelhos foram liberados pelo Governo do Estado e o pedido para que a RMC fosse contemplada, partiu do presidente da Alesp, Deputado Cauê Macris

Da redação

A Prefeitura de Jaguariúna recebeu do Governo do Estado de São Paulo cinco novos respiradores que serão utilizados para tratamento intensivo de pacientes com Covid-19 na cidade. Agora, o município conta com 20 aparelhos.

Os equipamentos foram liberados na última terça-feira (09) e fazem parte de um pacote de 122 aparelhos encaminhados para sete regiões do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cauê Macris (PSDB) solicitou ao Governo do Estado, para que cidades da  Região Metropolitana de Campinas (RMC) fossem contemplada  novos respiradores.

Em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), foram liberados 42 respiradores. Jaguariúna foi a única cidade da RMC com menos de 100 mil habitantes a ser beneficiada com cinco aparelhos. Indaiatuba, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia e Sumaré também receberam cinco equipamentos. Nova Odessa recebeu dois respiradores, e Campinas, dez.

“O coronavírus atinge principalmente a parte pulmonar. Nos casos moderados e graves de Covid-19, que evoluem para a necessidade da máquina, esse equipamento substitui a respiração. Faz toda a diferença”, explicou a médica clínica Beatriz Durlacher Arantes de Souza, do Hospital Municipal Walter Ferrari.

O prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis (MDB), chamou a chegada dos novos respiradores de grande vitória. “Desde o início da pandemia, eu tenho tentado ampliar o número de respiradores na nossa cidade, eles são fundamentais para tratar os casos mais agudos da Covid-19”, iniciou o prefeito.

O chefe do executivo municipal destacou ainda que os aparelhos não tiveram custos para a prefeitura e vieram escoltados pela Polícia Militar.

Ele disse ainda que a chegada dos novos respiradores vão ajudar no processo da flexibilização da quarentena. “O número de respiradores é importante para a gente seguir o processo da retomada gradual da nossa economia com mais segurança e mais cuidado”, afirmou.

Segundo o Governo do Estado, o critério de distribuição é técnico e leva em conta a estrutura e as condições de abertura de novos leitos, permitindo ampliação da rede e da capacidade de atendimento.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.