03/04/2020

Jaguariúna registra 9 casos de dengue em 2020

Brasil registrou 77 mortes pela doença neste ano

Da redação

Os casos confirmados de dengue na Região Metropolitana (RMC) foram superiores a 45 mil em 2019. Este ano, Jaguariúna registrou 9 casos da doença.

Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica do município. O Brasil registrou 332.397 casos de dengue nas primeiras dez semanas deste ano, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, que compilou dados até o dia 7 de março. O aumento em relação a um período semelhante no ano passado é de 45%. Até a 11ª semana de 2019, o país registrava 229.064 diagnósticos da doença. Apenas em 2020, 77 pessoas morreram em decorrência da dengue.

O mosquito Aedes Aegypti, além da dengue, também é propagador de zika vírus e chikungunya. Entre as medidas para evitar a proliferação do inseto estão:

  • Manter quintais e terrenos limpos e sem a presença materiais que acumulem água parada;
  • Tampar caixas de água;
  • Instalar telas em portas e janelas das residências;
  • Limpas calhas de telhados;
  • Usar areia em vasos de plantas

Para combater a proliferação da dengue no município, a Prefeitura de Jaguariúna costuma promover mutirões nos bairros da cidade. Agentes comunitários de Saúde fazem a visitação à moradores, efetuando a fiscalização de quintais e locais de possível presença do mosquito transmissor.

Mês passado, a equipe do setor de zoonoses e controle de vetores, os agentes de saúde visitaram 950 imóveis, atuaram em 671, coletaram dois caminhões de entulho e recolheram 15 amostras de larvas. As amostras foram encaminhadas para análise no laboratório da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), em Mogi Guaçu.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.