19/01/2021

Jaguariúna sedia encontro do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Reunião discutiu o enfrentamento da pandemia na região. Gustavo Reis foi eleito vice-presidente do Conselho

Da redação

Jaguariúna sediou nesta terça-feira (19), a primeira reunião deste ano do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O encontro aconteceu no Hotel Fazenda Duas Marias e contou com a presença de 17 dos 20 chefes do Executivo municipal que compõem o colegiado (apenas os prefeitos de Paulínia, Valinhos e Pedreira não compareceram).

Como anfitrião, Gustavo Reis agradeceu a “presença maciça dos prefeitos” na primeira reunião do ano e destacou a necessidade de unir forças. “O cidadão metropolitano tem problemas comuns e essa união é fundamental pra gente entender quais são esses problemas, para então fazermos a alocação dos recursos necessários”, disse Gustavo Reis. “Uma coisa é ir a Brasília só como Jaguariúna, outra coisa é ir como Região Metropolitana de Campinas”, reforçou o prefeito

O principal assunto foi sobre o enfrentamento das cidades à pandemia do coronavírus, em relação à organização de vacinas contra a Covid e a necessidade de ampliação de leitos de UTI

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, destacou a importância do Conselho da RMC para articulação regional junto ao Governo do Estado. “Há previsão da vacina chegar entre hoje e amanhã. Não temos, neste momento, a quantidade exata de quantas doses serão. Por isso, dentro do público-alvo, vamos dar prioridade aos profissionais de saúde que estão na linha de frente, nos hospitais, públicos e particulares”, disse Dário Saadi.

Outra preocupação é a necessidade de aumento de leitos, tanto para Campinas quanto para as demais cidades da região. “Campinas chegou a quase 90% de ocupação de leitos Covid estes dias. O principal é ampliar o número de leitos. Além do município, precisamos ter aumento de leitos do Estado. É muito importante que reforcemos essa fala, de todos os prefeitos da região, com o governo do Estado”, cobrou o prefeito da metrópole.

Atual vice-presidente do Conselho, Gustavo Reis considerou que as cidades dependem muito de Campinas. “Por isso, esta união de prefeitos é fundamental, para termos mais resolutividade e reivindicar o que é necessário junto ao governo do Estado”, disse.
O Conselho de Desenvolvimento é deliberativo e trata das reivindicações e projetos conjuntos dos municípios, além de convênios e a utilização de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC), formado pelas anualidades pagas pelas próprias prefeituras, e tem na Agemcamp (Agência Metropolitana) seu braço executivo para implementar essas políticas e ações. Os seis membros do Conselho do Fundocamp também foram eleitos na reunião.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.