19/09/2019

Jaguariúna terá Feira Noturna no Parque dos Lagos

Foi aprovada uma emenda pelos vereadores que apenas moradores da cidade poderão trabalhar na feira

Wagner Luan

A Câmara de Vereadores de Jaguariúna aprovou na sessão dessa segunda-feira (17), um projeto de lei, de iniciativa do prefeito Gustavo Reis, que cria a primeira Feira Noturna na cidade, que vai funcionar no Parque dos Lagos e se chamará Feira dos Lagos.

A Feira vai ser desenvolvida pela Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna, em conjunto com os demais órgãos municipais afetos ao assunto, visando disseminar a realização de feiras na Cidade para a promoção e comercialização de artes, culturas, gastronomia, lazer, turismo, trabalho, renda, convívio social, dentre outros, tanto do Município de Jaguariúna quanto dos Municípios pertencentes ao Circuito das Águas e à Região Metropolitana de Campinas – RMC.

Segundo o projeto, a Prefeitura da cidade ao criar a feira, vai buscar resgatar e incentivar o consumo de produtos mais saudáveis e frescos, além de possibilitar a geração de emprego e renda e o convívio social.

Os vereadores apresentaram emendas ao projeto que acabaram aprovadas. A primeira emenda diz que a Feira vai funcionar uma vez por semana em dia previamente programado. A emenda diz ainda que a Feira também poderá ocorrer em dias festivos ou feriados, desde que haja aviso prévio a população.

A segunda emenda relata que a duração da feira será de um ano a fim de verificar na prática, como será o desenvolvimento da feira.A terceira emenda do projeto denominou a feira como Feira do Lago.

A quarta emenda foi a mais debatida e diz que a feira será realizada em um espaço público e apenas moradores e produtores da cidade poderão vender e comercializar os seus produtos. Para trabalharem, ele deverão apresentar o cartão cidadão. Também haverá um chamamento público para os interessados em trabalharem na feira.

O vereador José Muniz disse que ficou tranquilo com a emenda. “A discussão maior foi pensando mesmo nos comerciantes de Jaguariúna para que eles não ficassem de fora e pudessem trabalhar. Com a emenda no projeto dando essa garantia, eu fico tranquilo”, disse o parlamentar.

O vereador Afonso da Silva argumentou o projeto foi discutido na reunião de comissão e que não houve, naquele momento, uma discussão com essa emenda. “A gente havia discutido na reunião de comissão e naquele momento a gente achou que não tinha necessidade de emenda, porque a lei ainda vai ser regulamentada pelo prefeito e a gente esperava que essa obrigatoriedade ficasse clara, mas os nobres vereadores acharam necessário incluir essa emenda, que vai beneficiar muito a população”, comentou.

Davi Neto falou do compromisso da Câmara com os vereadores. “É importante destacar que essa casa tem o compromisso com o morador de Jaguariúna, com a nossa população. Sair daqui com a certeza de quem vai trabalhar nessa feira são moradores locais isso nos dá tranquilidade e que será bem executada. Essa casa deixa esse compromisso com a população e com os comerciantes locais”, frisou.

Para Inalda  Barros, saber que a feira vai beneficiar os moradores locais, a deixa muito feliz. “Fico feliz com a emenda e saber que a oportunidade está com os moradores de Jaguariúna, porque a gente sempre ouve reclamações que as oportunidades são para moradores de fora e agora não, vamos votar na certeza que a oportunidade está com os moradores de Jaguariúna”, comemorou a parlamentar.

Alfredo Chiavegato destacou a valorização do comerciante local. “Nada justifica a gente criar mais uma feira se não for para beneficiar quem é daqui. Temos que valorizar os comerciantes locais, os feirantes locais e ainda mais usando um espaço maravilhoso como o Parque dos Lagos. É logico que em determinadas áreas nós não vamos ter pessoas aqui que façam esse serviço, aí sim, abrir uma exceção. Essa feira vai criar mecanismos para essas pessoas tirarem seu sustento”, afirmou Chiavegato.

O vereador Angelo Roberto concordou com o colega. “ Fico mais confiante com esse projeto, com a valorização dos comerciantes locais, os nossos produtores. A gente vê aí os pequenos produtores, sitiantes que tem os seu comercio. São produtos produzidos em nossa cidade, pela nossa gente”, completou Roberto.

Rodrigo Blanco  destacou o uso da mão de obra da cidade. “Absorver o pessoal de Jaguariúna, aproveitar essa mão de obra para que todos da cidade possam usufruir e saber que tudo isso vem da nossa terra, do nosso município. Eu acho que o fato de não ter um determinado produto e ter a procura, vai abrir uma brecha para que um morador de Jaguariúna faça ou produza esse produto, dentro das legalidades e colocar lá”, sugeriu.

O presidente da Câmara, Walter Tozzi ressaltou o poder do empreendedorismo que a feira terá. “Eu defendo esse projeto e emenda, porque ela é uma oportunidade para os moradores locais e vai promover o empreendedorismo, que é tão importante na nossa economia”.

Romilson Silva falou da geração de renda que a feira terá. “A Feita está privilegiando e ajudando os moradores de Jaguariúna. A gente sabe da crise que o pais vem passando e essa feira vai ajudar esses comerciantes e fomentar a economia”.

Após a aprovação da emenda, o projeto foi discutido e aprovado pelos vereadores. Ele agora segue para sanção do prefeito Gustavo Reis (MDB).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.