18/01/2022

Jaguariúna vacina crianças contra a Covid-19

Emoção marcou a imunização de Maria Luiza e de seus familiares; acompanhe a história da família

Da redação

Três crianças foram imunizadas contra a covid-19 em Jaguariúna nesta terça-feira (18). O evento que marcou o início das imunizações aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do jardim Fontanella.

Maria Julia, Welder e Maria Luiza foras as primeiras crianças a serem imunizadas. Welder e Maria Julia, irmãos, foram com a mãe serem imunizados pois fazem parte das crianças que precisam se vacinar e estão nos prioritários, pois possuem comorbidades que estão dentro do rol do Ministério da Saúde.

Neste primeiro momento, são crianças de 5 a 11 anos as autorizadas a se vacinar. Para constar no relatório, os responsáveis deverão estar munidos dos documentos da criança além de uma carta ou exames que comprovem a comorbidade.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) que trabalhará na imunização serão:
Nova Jaguariúna, Miguel Martini, XII de Setembro, Fontanella, Florianópolis, Roseira de Cima, Roseira de Baixo e Cruzeiro do Sul.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaguariúna, 280 doses do imunizante da Pfizer chegaram neste final de semana na cidade. A expectativa é que 4,3 mil crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos de idade, sejam vacinadas na cidade.

Os pais e responsáveis pelas crianças deverão estarem presentes no momento da imunização. Além de se atentar a todos os documentos necessários para realizar o cadastro como: carteira de vacinação, documento com foto ou certidão de nascimento, CPF e Cartão Cidadão. Nesta primeira etapa, será priorizada a vacinação de crianças com comorbidades. Depois, a imunização segue ordem escalonada por idade (do mais velho para o mais novo).

Emoção

A mãe de Welder e Maria Julia estava emocionada. Para ela é uma grande vitória estar imunizando seus filhos, já que muitos parentes e amigos contraíram o vírus e ela teme que seus filhos possam ser contaminados.
“Me emociono por felicidade. É muito bom vê-los imunizados já que meus parentes e vizinhos contraíram”, alega a mãe que a todo momento ficou ao lado dos filhos para encorajá-los.

Maria Luiza chamou a atenção das profissionais de saúde, e dos veículos de imprensa que acompanhavam a vacinação. Ela foi a terceira criança a ser vacinada, mas as lágrimas foram de esperança para quem teve a mãe, técnica de enfermagem do Hospital Municipal de Jaguariúna, entubada por 18 dias. E também perdeu os bisavós e a tia para o coronavírus em um intervalo de 17 dias.

Para Emanuelle Tomaz, mãe da pequena Maria Luiza de apenas 9 anos, a imunização de sua filha é um marco na história da família. Após as diversas perdas, Emanuelle celebra a data de imunização da filha tendo como acalento o abraço dos profissionais de saúde.
“A vacina é vida. Se não fosse ela eu não estaria aqui para vacinar a minha filha e estar com minha família e viver este momento”, diz Emanuelle.

Sem conseguir falar, chorando, Maria Luiza homenageia a tia Hellen. “Eu tomei a vacina pela minha tia” que interrompe a entrevista emocionada sem condições de falar.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariúnense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.