12/11/2020

Justiça determina retirada de “fake news” contra Gustavo Reis

Juiz eleitoral Marcelo Forli Fortuna mandou retirar notícias consideradas inverídicas

Da redação

A Justiça Eleitoral determinou a retirada de posts com informações inverídicas e ofensivas com a intenção de atingir a imagem do prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), candidato à reeleição. As liminares, com tutela antecipada, foram concedidas pelo juiz eleitoral Marcelo Forli Fortuna, da 333ª Zona Eleitoral de Pedreira, em representações apresentadas pela coligação “Jaguariúna cada vez mais forte”.

A primeira notícia falsa, publicada no último dia 11, diz que o concurso realizado para provimento de cargos no Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab) seria “fraudulento”, sem, no entanto, apresentar qualquer prova ou evidência dessa informação.

A segunda “informação inverídica” foi publicada no último dia 10 e trata da afirmação de que o atual prefeito “não cumpriu a promessa de construir estação de tratamento e a população sofre com a falta de água”.

“O material colacionado e transcrito na inicial noticia fatos referentes à atual administração do município de Jaguariúna sem, contudo, comprovar o alegado. Ademais, a Coligação representante traz aos presentes autos prova de que há procedimento licitatório sobre o tema em andamento”, afirma o juiz em sua decisão.

“Assim, de rigor a concessão da tutela provisória de urgência para determinar a suspensão provisória das publicações ofensivas e a identificação dos responsáveis, mormente, porque os elementos de convicção trazidos aos autos demonstram a probabilidade do direito alegado pelo representante. Além disso, há perigo de dano irreparável, pois o material divulgado tem o condão de influenciar negativamente os eleitores e, por conseguinte, desequilibrar o pleito eleitoral”, conclui o magistrado.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.