25/12/2020

O Significado do Natal em Tempos de Coronavírus

Fernando Orleans Almeida Santos: Fiel da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Da redação

A vida e a atuação da Igreja Católica Apostólica Romana giram em torno da pessoa de Jesus Cristo em sua totalidade como verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, e alguns pontos que dizem respeito à essa realidade são essenciais para a vida na Fé, tais como sua Paixão, Morte de Cruz, Ressurreição e Ascensão ao Céu.

Mas para concretizar os pontos supracitados, uma vez que a humanidade estava submetida à um estado de morte das almas e escravizada pelos pecados como consequência do pecado original de Adão e Eva, Deus prometera o resgate da humanidade, e para a realização desse plano salvífico, foi necessário que Ele mesmo viesse ao nosso encontro na pessoa de Jesus, o Emanuel, que quer dizer Deus Conosco! Esse é o mistério do Natal que a Igreja nos propõe para meditação nesta época do Ano em seu calendário litúrgico: Deus que se fez homem, nascido de uma jovem virgem chamada Maria por ação do Espírito Santo!

O Criador se fez criatura, e assumiu em si as fragilidades humanas (menos o pecado), tanto que seu pai José, na condição de guardião do menino e de sua esposa, teve de fugir para o Egito, porque Herodes, o então governador da Judeia, sabendo de acordo com as profecias que o nascimento do Messias era certo para a sua geração, quis matar a criança (cf. Mateus 2, 13).

Ora, se percebemos que o próprio Deus precisou ser cercado de cuidados da Sagrada Família e dos Anjos do Céu, o que se dirá de nós nos tempos hediondos que atravessamos?! Apesar dos recursos tecnológicos avançados e de todo o conhecimento científico que dispomos no presente, uma ameaça invisível vem nos lembrar da fragilidade da nossa natureza humana: um vírus! Isso nos alerta que devemos voltar as nossas consciências para uma realidade que transcende a percepção cotidiana de fatos corriqueiros, ou seja, devemos elevar os nossos corações para Deus e reconhecermos nossa dependência d’Ele como uma criança depende do cuidado de seus pais. Deus é Pai, e como tal nos ama incondicionalmente, e hoje, movidos por um amor maior, devemos cuidar e respeitar a vida do próximo em todas as dimensões sociais e seguindo as orientações de precauções no combate à Covid 19, nos cercando de cuidados como Maria e José cuidaram do menino Jesus.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.