29/10/2020

Operação da Polícia Federal contra lavagem de dinheiro tem alvos de Jaguariúna

Dois endereços da cidade foram alvos de mandados de busca e apreensão

Da redação

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (29), duas novas fases da Operação Descarte, que apura um esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas por meio de uma rede de empresas de fachadas.

Em Jaguariúna, a operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Jaguariúna. Um na casa de um empresário e outro em uma empresa no âmbito da operação. A corporação não deu detalhes sobre os alvos na cidade.

Ao todo, foram são cumpridos 29 mandados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A operação é feita em conjunto com a Receita Federal, e as duas novas fases receberam o nome de “Macchiato” e “Silício”. O objetivo, segundo a PF, é obter provas adicionais relativas a operações fraudulentas utilizadas para esconder sonegações fiscal, corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta de instituição financeira, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação criminosa.

Durante a operação, a Justiça Federal determinou ainda o sequestro de aproximadamente R$ 100 milhões das empresas.

De acordo com a investigação, a análise do material apreendido na primeira fase da Operação, realizada em 1º de março de 2018, identificou que a organização criminosa seria especialista em “arquitetar sofisticados esquemas para sonegação tributária, crimes financeiros e lavagem de dinheiro”, e teria atuado também em duas outras frentes, gerando recursos em espécie para um grupo financeiro e para uma empresa de fabricação de semicondutores. Essas frentes estão na mira das duas Operações deflagradas nesta quinta.
…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.