04/04/2021

Padre de Jaguariúna fala sobre o significado da Páscoa

Milton Modesto é pároco da Paróquia Santa Maria

Da redação

Neste domingo (04), é celebrada a Páscoa, uma das datas mais importantes do Cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.

Para falar sobre este assunto, o Portal Jagauriunense ouviu o padre Milton Modesto, pároco da paróquia Santa Maria, que falou sobre a importância da data.

Padre Milton Modesto – Pároco da Paróquia Santa Maria: “O Significado e Importância da Páscoa”

“Estamos vivendo a Semana Santa e nos aproximando da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Isto significa que todo memorial da Páscoa Antiga, isto é, a passagem da escravidão para liberdade do povo de Deus, também chamado israelita, tinha como pano de fundo a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, apontava para Cristo, embora ainda em germe, em semente que viria germinar no tempo certo.

Em Lucas 22, 14-15 lemos assim: “E, chegada  a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça”. Cristo deixou claro que o Cordeiro Pascal simbolizava Ele mesmo. De fato, João Batista já havia proclamado publicamente sobre Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1, 29). O que mais impressiona é a relação de Jesus com o cordeirinho que era levado em sacrifício na Antiga Aliança.

Também chama a atenção a relação com o pão e o vinho, elementos de uma refeição tão comum na vida do povo de Deus. A Salvação passa pela vida do povo. A presença do Senhor se faz sentir na vida do povo eleito.   [parágrafo]   A celebração da Páscoa foi instituída pelo Senhor ao anunciar a décima e última praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos.

Moisés fora instruído por Deus sobre como realizar a Páscoa: cada família israelita teria que sacrificar um cordeiro e o sangue deste seria usado para molhar os umbrais(batentes) das portas, pois à meia noite o anjo destruidor passaria ali. Assim vendo que as portas estavam marcadas, nada de mal faria aos que ali dentro estivessem. “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito” (Êxodo 12, 13). Daí o nome hebraico “Pessach”, que significa “passagem” ou “passar por cima”. O significado da Páscoa é portanto, livramento da morte, salvação.

As pragas enviadas desmoralizaram todos os ídolos do Egito. A noite da Páscoa foi seguida pela saída dos israelitas do Egito o qual simbolizava a separação do povo de Deus da corrupção do mundo.

No Novo Testamento significa se apartar de um estilo de vida mundano. Cristo orou pelos discípulos: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (João 17, 15). Para nós é o Batismo que faz esta salvação; em Cristo fomos eleitos filhos de Deus, herdeiros do Reino do Céu e membros da Comunidade Eclesial.

Convido você e toda a sua família a participar, vivenciar e celebrar com muito amor, fervor e ânimo renovado a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Padre Milton Modesto – Pároco da Paróquia Santa Maria.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.