21/02/2024

Prefeitura de Jaguariúna apoia proprietários rurais na adesão ao programa de regularização ambiental

Adequação ambiental tem como objetivo diagnosticar as irregularidades de uma propriedade rural para implementar ações de restauração ecológica

Desde a entrada em vigor do novo Código Florestal, em 2012, a adequação ambiental é um tema que preocupa os proprietários rurais, pois é uma medida indispensável para a regularização perante as legislações ambientais vigentes.

A adequação ambiental tem como objetivo diagnosticar as irregularidades de uma propriedade rural para implementar ações de restauração ecológica.

A adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) é a etapa seguinte à inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e faz parte do processo de regularização ambiental. O CAR é um registro eletrônico de âmbito nacional que serve para controlar, monitorar e combater o desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil.

A restauração ecológica através do reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) é uma das práticas que viabiliza a Adequação Ambiental de uma propriedade rural, visando a preservação e conservação do meio ambiente, principalmente, dos corpos hídricos e nascentes.

Como forma de apoio e incentivo à Adequação Ambiental das propriedades, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura, realiza a doação de mudas de árvores nativas aos proprietários rurais do município para plantio em Áreas de Preservação Permanente (APP). O produtor rural conta também com orientações técnicas quanto ao sistema de plantio e manutenção dessas áreas.

Para mais informações, os proprietários de imóveis rurais em Jaguariúna podem obter informações e orientações sobre o CAR e o PRA pelo telefone (19) 3867-3073 ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.