23/08/2019

Prefeitura de Jaguariúna disponibiliza vacina contra o sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde

Município segue o calendário proposto pelo Ministério da Saúde para as cidades que já têm casos da doença.

Da redação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna iniciou nessa quinta-feira (22) a vacinação contra o sarampo em crianças com idades entre seis meses e um ano de idade. Conforme a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o município segue o calendário proposto pelo Ministério da Saúde para as cidades que já têm casos da doença.

“Temos dois casos confirmados e outros 10 estão em investigação, então, conforme o relatório que enviamos, após as ações de bloqueio realizadas por nossa Vigilância Epidemiológica, recebemos as doses para vacinar esse público específico”, explica, destacando que os pais mão devem deixar de vacinar seus filhos, pois a doença é contagiosa e de fácil propagação.

Até o último dia 21 de agosto (quarta-feira), Jaguariúna registrou dois casos confirmados de sarampo, enquanto outros 10 estão sob investigação epidemiológica pela Secretaria Municipal de Saúde. Dos casos confirmados, o primeiro foi o de uma criança com 1 ano de idade. Ela não tinha sido vacinada, conforme relato da mãe, ficou internada sob cuidados e recebeu alta no dia 26 de julho.

O outro caso é de uma criança com 8 meses de idade, contaminada em junho, e não houve necessidade de internação. As medidas de controle com bloqueio vacinal foram desenvolvidas e ela passa bem. Conforme a secretária de Saúde de Jaguariúna, naquele momento (junho passado) não havia a recomendação para vacinar crianças nessa idade contra SCR (sigla da vacina que imuniza contra Sarampo, Caxumba e Rubéola).

Essas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e os pais podem levar seus filhos para receber a vacina contra o sarampo nesse horário: UBS Nova Jaguariúna – UBS Miguel Martini – UBS Cruzeiro do Sul e UBS Roseira de Cima;

– UBS Fontanela: (com exceção das quartas-feiras, pois realiza vacinação de BCG (Paralisia Infantil);

– UBS da Vila 12 de Setembro: funciona com horário ampliado e atende toda terça, quinta e sexta das 16h às 19h;

– UBS do Jardim Florianópolis: neste mês de férias de funcionários a sala de vacina está funcionando às segundas e quartas-feiras em horário ampliado: das 16h às 20h. Já às quintas-feiras a vacina está disponível das 7h às 12h.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.