11/10/2019

Prefeitura de Jaguariúna inicia intervenções na zona urbana para melhorar acessibilidade

Intervenções começaram com a implantação gradativa de 208 rampas de acesso

Da redação

A Prefeitura de Jaguariúna deu início nesta sexta-feira, 11 de outubro, a uma série de intervenções que irão melhorar consideravelmente a mobilidade urbana para quem circula pela cidade, em especial para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com Josino José da Silva, secretário de Mobilidade Urbana do município, as intervenções começaram com a implantação gradativa de 208 rampas de acesso, todas com piso podotátil, além da reforma de outras 310 já instaladas.

O trabalho está sendo realizado pela Contisa Construtora, vencedora da licitação pública que tem sede em Araras, e terá continuidade com intervenções em 19 pontos de ônibus, a renovação de 86 faixas de segurança e a criação de 36 nichos para acomodar caçambas de lixo.

Os pisos podotáteis também são conhecidos como piso tátil, superfície tátil e pavimento tátil. Trata-se de faixas em alto-relevo que são fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais. Esses pisos têm como função auxiliar a caminhada das pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças, idosos e até mesmo turistas.

“Conforme o contrato firmado, a empresa tem prazo de quatro meses para concluir o serviço. Depois disso vamos ter uma acessibilidade bem melhor nas regiões com maior circulação de pessoas e veículos em área urbana”, diz o secretário, que esteve acompanhando o trabalho em curso.

Saiba o que é o Piso Tátil

O piso tátil está dentro da regulamentação prevista pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 9050, que é a norma brasileira oficial sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Essa regulamentação estabelece parâmetros que devem ser seguidos de maneira obrigatória para quem deseja instalar os pisos táteis. A principal vantagem de seguir os padrões da NBR 9050 é estar usando uma linguagem universal e comprovadamente eficiente para auxiliar o deficiente visual e tornar o local mais acessível.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.