02/10/2019

Prefeitura de Jaguariúna promove mutirão de combate ao Aedes aegypti no Bairro Nassif

Ação acontecerá no próximo sábado (05) e tem como objetivo  eliminar o máximo possível de criadouros do mosquito

Da redação

A secretaria de Saúde de Jaguariúna mobilizará os agentes de saúde para cobrir o bairro João Aldo Nassif em mais um Mutirão de Combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação acontecerá no próximo sábado (05) e tem como objetivo  eliminar o máximo possível de criadouros do mosquito.

Os agentes, trabalharão das 8h às 16h. As visitas incluem residências e comércios para vistoria, distribuição de folhetos e diálogo com a população sobre a importância da colaboração de cada um na luta contra a dengue.

Fazem parte da ação dois caminhões do Departamento de Obras e Serviçospara recolher o material coletado.

“Precisamos seguir eliminando criadouros e conscientizando os moradores sobre a importância de não haver água parada, principalmente nesta área”, explica a secretária de saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. O macho, como de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amaduremento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes.

Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença.

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

É um mosquito urbano, embora tenha sido encontrado na zona rural, onde foram levados em recipientes que continham ovos e larvas. Próprio das regiões tropical e subtropical, não resiste a baixas temperaturas presentes em altitudes elevadas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.