05/03/2020

Presidente da Associação Comercial de Jaguariúna fala sobre o impacto do coronavírus na economia local

João Rodrigues destacou a matéria-prima das indústrias vem da China

Wagner Luan

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna, João Rodrigues foi o convidado do Portal Ao Vivo dessa quarta-feira (04). Durante a entrevista, o empresário falou sobre os impactos do coronavíruis na economia de Jaguariúna e como as empresas tem lidado com a situação.

De acordo com ele, a China é um grande exportador mundial e isso tem tido muito impacto na cidade.  “Jaguariúna hoje está em um polo tecnológico e o corona vírus que surgiu agora em dezembro, surgiu na China e tudo hoje sai da China né. A China é um grande exportador mundial e acontecendo isso lá, é claro que isso afeta, principalmente as indústria, porque muita matéria prima vem de lá e Jaguariúna nós temos a Motorola, que usa componentes de lá”, disse ele.

Ele disse a empresa optou por dar folga aos colaboradores. “Ela tem 3, 5 mil funcionários. Em fevereiro ela, por causa das matérias primas, deram uma espécie de folga para x funcionários e agora em março, mais uma quantidade de x também vão ficar uns dias em casa”, completou.

O objetivo, segundo ele, é não parar a produção totalmente. “Essas folgas estão acontecendo, porque devido a situação da China, tudo atrasa. Os portos os portos começam a parar, cria –se um clima de instabilidade. Essas empresas de tecnologia de Jaguariúna estão tomando esse cuidado para que a produção não pare totalmente e que estejam sempre movimentadas. Esse é o grande reflexo do vírus na economia”, explicou Rodrigues.

“O grande susto do cornona vírus é a rapidez. Hoje todos estão conectados, o mundo é muito globalizado e isso vem muito mais rápido que as outras e os impactos são muito grandes, mas aqui no Brasil nós só temos dois casos, dos 280 suspeitos”, frisou ele.

João também falou que os governos estão tomando medidas e que não há motivo para pânico. “O estado de São Paulo lançou uma cartilha e Jaguariúna também justamente para que as pessoas não fiquem em pânico. A preocupação sim é importante, a prevenção também, mas as pessoas não podem ficar em pânico”, ponderou.

Ainda na entrevista, o empresário salientou que outro cuidado tomado pelas empresas, diz respeito as viagens de funcionários. “No levantamento que a gente fez, mostrou que os empresários e colaboradores dessas empresas de tecnologia viajam muito e agora, as empresas tem segurado um pouco as viagens, principalmente aos países mais afetados”, comentou.

“Tem que viajar para China? Não vamos, vamos dar um tempo. Tem que ter um pouco de prudência e calma e seguir as recomendações”, completou.

João Rodrigues também disse que as empresas tem antecipado a vacinação da H1N1  de seus funcionários para não terem problemas também com esse vírus da gripe.

Por fim, ele deixou uma mensagem. “ Não há motivo para pânico, porque os governos tem tomados medidas. O que a temos que fazer é ter a prevenção e o cuidado”, finalizou.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.