22/08/2023

Projeto que cria o programa “Pomar Urbano” em Jaguariúna e aprovado na Câmara

Objetivo é promover o plantio ou reposição de árvores de espécies frutíferas em áreas públicas

De autoria do vereador Romilson Silva, presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna, foi aprovado em segunda discussão, na última sessão ordinária, o Projeto de Lei 45/2023, que cria o “Projeto Pomar Urbano” em áreas públicas do Município de Jaguariúna, e dá outras providências. O objetivo é promover o plantio ou reposição de árvores de espécies frutíferas em áreas públicas.

Segundo a propositura, o programa tem como objetivos específicos proporcionar a ampliação da área verde do município com árvores frutíferas, respeitadas as características ambientais locais (como solo, espécie frutífera e dimensão da área de plantio); promover o plantio de árvores frutíferas em espaços públicos, visando o aumento da arborização urbana e a promoção da alimentação saudável; sensibilizar a população sobre a importância do plantio de árvores frutíferas e os benefícios que o pomar urbano pode trazer para a cidade; estimular a criação de pomares urbanos para complementar a alimentação saudável da população; e promover a educação ambiental e a consciência ecológica na população.

A implementação do “Projeto Pomar Urbano” dar-se-á preferencialmente nos parques urbanos, nas áreas livres e ociosas das escolas da rede municipal de ensino, praças e demais áreas verdes da cidade, a critério do Poder Executivo. As árvores existentes nos logradouros públicos serão mantidas, porém, quando necessitarem de replantio a substituição será, preferencialmente, por árvores frutíferas.

Quando executado nas áreas livres das escolas da Rede Municipal de Ensino, o Projeto Pomar Urbano poderá contar com a participação do corpo discente da escola, com o objetivo de despertar o interesse do aluno para a valorização e os cuidados com os recursos naturais através do contato com as plantas.

……………………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Jaguariunense sem prévia autorização por escrito do Portal, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.