17/11/2019

Radialista de Jaguariúna fala sobre paixão pela profissão

Bruno Gianini trabalha há mais de 20 anos na Rádio Educativa Estrela FM

Wagner Luan

Neste mês de novembro, se comemora o Dia do Radialista e o Portal Jaguariunense  conversou com o radialista Bruno Giannini que trabalha na Rádio Educativa Estrela FM  há mais de 20 anos. Nesse bate papo, o profissional fala sobre a carreira, os desafios da profissional e o futuro do rádio.

O profissional é descrito como “Dono de uma voz e um estilo inconfundíveis. Seu diferencial é a locução suave, melodiosa e, ao mesmo tempo, determinada e segura. Um dos mais tradicionais nomes da Rádio Estrela FM, com vasta experiência em locução e jornalismo em veículos de mídia do interior de São Paulo. De Mirassol, adotou Campinas e Jaguariúna, como as cidades do coração”.

Bruno Gianini tem 46 anos e além de radialista, também é formado em jornalismo pela PUC-Campinas.

O profissional começou a carreira na Rádio Morena FM de Campinas onde trabalhou de 1990 a 1994. Em seguida trabalhou na Rádio Modelo FM de Indaiatuba de 1995 a 1997.

Em 1997, prestou um concurso público e ingressou na Rádio Estrela, onde está hoje. “Apresento o programa Rádio News, cujo formato consiste na inserção de blocos musicais de 15 minutos intercalados com notícias, entrevistas e prestação de serviços. Vai ao ar de segunda a sexta, das 10h às 12h”, conta Bruno.

Ele relembra como surgiu a paixão pelo rádio. “Sempre fui fissurado na magia propiciada pelo veículo rádio. Mas a paixão surgiu por influência do meu finado pai, um ouvinte inveterado de estações de Amplitude Modulada (AM). Cresci aprendendo a amar os programas policiais e também aqueles que contavam a história de vida das pessoas, através de relatos contidos em cartas lidas ao vivo pelos comunicadores”, recorda o profissional.

Bruno não concorda com a afirmação de que o rádio está obsoleto. “O rádio está caminhando inclusive para a convergência com outras plataformas de comunicação, como por exemplo, a Internet. Além de não estar obsoleto, o rádio soube se reinventar”, constata.

Para ele, o rádio é “Um meio de comunicação democrático, dinâmico e poético”.

O profissional cita que o sucesso na carreira vem com o tempo.  “Não se consegue da noite para o dia. É todo um processo: cativar os ouvintes é algo que demanda dedicação, comprometimento e verdade. Mas se você amar o que faz, souber fazer bem feito e procurar ser natural, sem se valer de máscaras ou personagens, a tendência é de que o sucesso aconteça mais cedo ou mais tarde”.

Bruno afirma que trabalhar no rádio, é apaixonante. “É ter a sensação de que sua voz é emitida e se transporta automaticamente para a alma e o coração das pessoas. É poder entrar na casa e no cotidiano dos ouvintes e efetivamente fazer parte da vida deles (mesmo que a distância). É uma troca de energias muito positiva”, enaltece.

Por fim, ele deixou uma mensagem para os colegas de profissão e ouvintes neste mês que se comemora o Dia do Radialista. “Desejo a todos meus colegas de profissão, radialistas (incluindo locutores, operadores, discotecários, programadores musicais, técnicos em gravação, técnicos em manutenção, produtores, entre outros), um FELIZ  DIA DO RADIALISTA!! A todos que utilizam o dom concedido por Deus, de comunicar, entreter, levar mensagens positivas, informar e fazer o cotidiano das pessoas ficar mais vívido, poético, emotivo, reflexivo, meu carinhoso abraço sonoro de milhões de decibéis!!! E em tempo: rádio é um trabalho de equipe, os locutores ficam na linha de frente, mas seria injusto que apenas eles colhessem os louros sozinhos… Toda uma engrenagem, uma retaguarda precisa ser feita para que a voz, aliada à técnica e a outros subsídios artísticos, possa desencadear o processo final da comunicação. Somos todos elos de uma mesma corrente. E fios condutores, meros instrumentos para que o veículo rádio, por si só, seja o show maior!!!! E a vocês, amigos ouvintes, meu muito obrigado por tudo, pois sem vocês nada faria sentido…”, finaliza Bruno.

Fotos:redes sociais

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.