21/06/2020

Renovias incentiva a campanha “Junho Vermelho” para a doação de sangue

Por meio de mensagens nos painéis da rodovia, os motoristas são orientados a vestir suas máscaras e ajudar o próximo, através da doação de sangue

Da redação

A Renovias, integrante do Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo, está incentivando a campanha Junho Vermelho, da Fundação Pró-Sangue, através de mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs). Desde segunda-feira (8), os motoristas são orientados a vestir suas máscaras e ajudar o próximo, através da doação de sangue. As mensagens serão transmitidas até o final deste mês.

Neste período, os estoques de bolsas de sangue dos hemocentros do Estado de São Paulo caem consideravelmente por conta do frio. Com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas podem estar com medo de sair de casa para doar, o que prejudica ainda mais a campanha.

Por conta disso, a Pró-Sangue adotou algumas medidas cautelares, seguindo orientações técnicas que visam proteger a saúde do cidadão, do doador de sangue e dos profissionais da saúde.

Dentre as ações implementadas, foi reforçado o número de vagas para o agendamento individual, para evitar aglomeração e diminuir o tempo de permanência das pessoas nos postos de coleta; foi disponibilizado álcool gel em vários pontos do processo da doação para os candidatos manterem suas mãos higienizadas durante a permanência nesses locais; e foi adotada também a distância mínima entre as pessoas.

O protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue também foi atualizado, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Nesse sentido, no que diz respeito aos critérios de triagem em relação ao coronavírus, ficam estabelecidas as seguintes condições para a doação de sangue:

  • Candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos).
  • Candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.
  • Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros entre outros) que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com pacientes devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.

No mais, prevalecem os demais pré-requisitos adotados anteriormente. Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Confira todos os requisitos acessando o site: www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Jaguariunense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.