03/11/2019

Rodovia de Jaguariúna tem a melhor ligação rodoviária do país, segundo pesquisa

SP-340 foi classificada como ótima em pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT)

Da redação

A Confederação Nacional do Transportes (CNT) divulgou essa semana, a 23ª Pesquisa CNT de Rodovias, que tem como objetivo geral, avaliar as características e condições das rodovias pavimentadas brasileiras que afetam, de forma direta ou indireta, o desempenho e a segurança dos usuários do sistema rodoviário nacional – em relação ao Pavimento, à Sinalização e à Geometria da Via. Tem-se, como resultado da análise desses três elementos, a classificação do Estado Geral das rodovias pesquisadas.

De acordo com essa pesquisa, a Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), que passa por Jaguariúna e é administrada pela Renovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de São Paulo, é a melhor ligação rodoviária do país, ao lado da Rodovia D. Pedro I (SP-065). As rodovias que garantiram a primeira colocação no ranking foram classificadas como ótimas.

Técnicos da CNT avaliaram mais de 108 mil quilômetros de rodovias de todo o país, concluindo que a malha rodoviária que passa por São Paulo é a melhor do Brasil, com 81,8% de sua extensão classificada como ótima ou boa. Em São Paulo, as rodovias são fiscalizadas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Além da primeira colocação, as outras quatro rodovias administradas pela empresa (SP-215, SP-342, SP-344 e SP-350) também estão classificadas entre as 20 melhores ligações rodoviárias do país.

“O resultado da pesquisa demonstra o comprometimento da empresa com a segurança e o conforto dos usuários que trafegam por nossas rodovias, que foram classificadas como ótimos. Isso certifica o trabalho realizado pela concessionária – eleita por três vezes a concessionária do ano, no Prêmio Artesp – como fruto de muita dedicação de nossos colaboradores em mais de duas décadas de atuação”, comenta o presidente da Renovias, Rogério Cezar Bahú.

Na pesquisa da CNT, são avaliadas as condições da malha viária federal pavimentada e dos principais trechos estaduais, que também são pavimentados. Neste ano, foram percorridas todas as cinco regiões do Brasil, durante 30 dias (de 20 de maio a 18 de junho), por 24 equipes de pesquisadores.

O estudo realiza ainda o levantamento das infraestruturas de apoio, como trechos com postos de abastecimento, borracharias, concessionárias e oficinas mecânicas, restaurantes e lanchonetes disponíveis ao longo das rodovias.

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