28/10/2019

Servidora de Jaguariúna fala sobre o trabalho no setor público

Alessandra trabalha como nutricionista há 19 anos e já atuou em diversos setores da administração pública

Wagner Luan

Nesta segunda-feira (28), é celebrado o Dia do Servidor Público em todo o país e o Portal Jaguariunense conversou com Alessandra Pegorari, funcionária pública da Prefeitura de Jaguariúna há 19 anos.

Alessandra ingressou no serviço público depois de prestar e passar em um concurso público para o cargo de nutricionista e que durante este tempo, trabalhou em diversos setores.

“Desde o início exerço a função de nutricionista, mas nesse período já trabalhei no Núcleo Educacional de Crianças e Adolescentes, depois em atendimento clínico nas Unidades Básicas de Saúde. Hoje atuo na Secretária de Saúde no “Programa Melhor em Casa” que é formado por uma equipe multidisciplinar para atendimento domiciliar aos pacientes que se encontram em algumas situações que necessitam deste cuidado e também no suporte técnico ao almoxarifado central da Saúde com relação a dispensação das dietas, suplementos e formulas infantis”, diz ela.

Perguntada sobre alguma história que lhe marcou, ela conta a de um paciente que perdeu 40 quilos durante atendimento. “Me recordo de um fato que me marcou bastante que logo no início do meu trabalho, um paciente com obesidade mórbida veio para atendimento, onde ficou um período em tratamento conseguindo reduzir 40 Kg, onde ficou uma grande amizade e eterna gratidão”, lembra Alessandra.

Nesses 19 anos, ela comenta que nunca foi desacatada e conta como lida com a estigma da profissão. “Como em todas as profissões alguns estigmas devem ser desconsiderados, existem diversos tipos de profissionais tanto na iniciativa pública quanto na privada. Não me incomodo, pois sei e meus pacientes também sabem que não me enquadro nesse estigma. Busco sempre me atualizar profissionalmente através de cursos e pós graduação para bem desempenhar minha função em prol da população”, frisa a profissional.

Para Alessandra. “Ser funcionária pública é motivo de muito orgulho. Tenho a possibilidade de desempenhar meu trabalho com dedicação e amor aos pacientes”.

“O que me motiva é ver a melhora no quadro clínico dos pacientes que atendo através das orientações nutricionais e por consequência, melhora na qualidade de vida de toda a família”, completa ela.

“Gostaria de agradecer a toda população, aos pacientes que atendi nesses 19 anos e ainda atendo, minha gratidão e respeito”, finaliza Alessandra.

Dia do Servidor Público

 No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.

Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.

Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

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